Mr. Black Café buscou inspiração em negócios internacionais

Mr. Black Café buscou inspiração em negócios internacionais

Franquias de Cafeteria Mr Black Cafe

 

Apesar de não ter experiência no ramo da alimentação, Cristian Soares Figueiredo criou a Mr. Black Café sonhando grande. Para isso, ele e a equipe fizeram treinamentos e buscaram informações para profissionalizar o negócio.

O processo inicial de implantação da cafeteria durou os dois primeiros anos. Em 2006, a Mr. Black Café entrou no mercado com a primeira loja, no Shopping Cidade, em Belo Horizonte. Em 2008 foi inaugurada a segunda unidade, no Minas Shopping, como sendo resultado do processo de amadurecimento dos profissionais envolvidos.

A partir de então, Figueiredo começou a direcionar a marca para ser uma cafeteria diferenciada. “Procuramos no mercado elevar a qualidade do nosso café, desvinculando de marcas do mercado. Para isso, buscamos cursos de barista e viagens ao exterior para entender mais como esse negócio estava sendo tratado”, afirma. Em outras localidades, as cafeterias são um dos principais pontos de encontro de amigos e familiares.

Entre 2008 e 2011, a empresa foi muito questionada se era uma franquia ou empresa estrangeira, por conta do posicionamento que vinha adotando. Diante dessa demanda, a Mr. Black Café começou a pensar em estratégias para franquear a marca. Esse processo durou até 2013, quando ocorreu a abertura da primeira unidade franqueada.

Neste ano, a Mr. Black Café completou 12 anos de mercado e cinco anos de franchising. Apesar da crise financeira dos últimos anos — que prejudicou diversos tipos de negócios — a empresa continua se mantendo consolidada no mercado e pronta para crescer. Somente no último trimestre de 2018 foram comercializadas cinco novas lojas. Elas deverão ser inauguradas durante o primeiro trimestre de 2019, nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e João Pessoa.

Sobre a franquia

Taxa de franquia: R$ 40.000
Investimento total: a partir de R$ 180 mil — varia de acordo com o espaço
Royalty: 5% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: Não há cobrança fixa, publicidade calculada por rateio
Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses
Lucro líquido médio mensal: 17% do faturamento
Faturamento médio mensal: R$ 65.000,00