A árvore do café

A árvore do café

Árvore do café

arvore do cafe

 

Tipos

Existem dois tipos de árvore de café, a da espécie Coffea Arabica e da espécie Coffea Canephora. Iremos focar somente no Coffea Arabica pois é a única espécie que produz cafés especiais e é o que utilizamos no Mr. Black Café.

Olhando superficialmente as árvores de Coffea Arabica parecem iguais, mas se você olhar bem existem várias diferenças que são determinadas pela variedade da espécie.

 

Variedade

A variedade é como se fosse uma subespécie e nestas variedades temos diferenças, deste a cor do fruto, resistência da planta a pestes, quantidade de grãos produzidos, dentre outros. Cada produtor escolhe a variedade que vai plantar levando em consideração vários fatores de sua fazenda e o seu foco de produção.

Existem várias variedades de Arábica, sendo as mais comuns no Brasil são Bourbon, Catuaí, Acaiá e Mundo Novo. O IAC (Instituto Agronômico de Campinas) tem sido o principal meio de desenvolvimento de novas variedades que se adaptam as características e necessidades dos cafeicultores brasileiros.

Grande parte das fazendas produtoras de café tem um berçário de árvores, onde o produtor planta a semente em solo rico e após 6 a 12 meses a árvore se desenvolve e já pode ser transferida para a fazenda para entrar em produção.

 

Frutos

As árvores de café dão frutos normalmente uma vez ao ano. Após um longo período de chuva as árvores florescem. Insetos como abelhas polinizam as flores além do que Arábica é auto-polinizável, isto quer dizer que as flores sempre darão frutos.

Após aproximadamente 9 meses os frutos estão prontos para colheita mas infelizmente nem todos amadurecem juntos e o produtor tem a difícil missão de escolher se vai colher tudo junto, misturando as frutas maduras e as verdes ou se ele vai colher somente os frutos maduros e pagar uma nova equipe para fazer uma segunda colheita.

 

Cristian Soares Figueiredo

Cristian Soares Figueiredo é CEO e fundador da rede de franquia Mr. Black Café e está neste mercado desde 2006, acumulando muito conhecimento para ser compartilhado com os franqueados.


 

Faça parte da Rede de Franqueados Mr Black Café, nossas Franquias não param de crescer. Clique aqui e saiba como.

 

Visite uma Mr. Black Café mais próxima de você e viva essa experiência! Conheça Nossas lojas