A colheita do café

A colheita do café

A colheita do café

colheita do cafe

 

A colheita

Colher os frutos do café de forma cuidadosa é fundamental para a qualidade resultante na xícara de café. Grãos de café que foram colhidos no pico da sua maturidade geralmente tem os melhores sabores. Muitos experts veem a colheita como o ponto em que a qualidade do café pode ser elevada e cada estágio anterior é contribui somente preservando a qualidade.

 

No Brasil

No Brasil temos duas formas de colher o café, a primeira utilizando o auxílio de máquinas e o segundo de forma manual. Muitas fazendas no cerrado ou em regiões de alta altitude e planas podem utilizar as máquinas no auxílio da colheita. A vantagem é a redução de custo e a desvantagem é que estas máquinas colhem o café vibrando as árvores e isto faz com que tanto frutos maduros quanto frutos verdes sejam coletados. Desta forma, após a colheita o café passa por uma triagem para retirar os frutos verdes e eventuais detritos como pedras, paus e folhas.

 

A forma manual

A colheita de forma manual pode ser feita de duas formas. A primeira delas é colheita por derriça, onde todos os frutos são puxados de uma só vez da planta e caem em um pano ou diretamente no solo. Este método é ágil, porém são retirados os frutos maduros e verdes de uma só vez. A segunda forma é a colheita a dedo, onde são retirados das árvores somente os frutos maduros. Esta é a melhor forma para preservar ao máximo a qualidade do café, mas tem em desvantagem o alto custo de uma segunda colheita para pegar os frutos que não estavam maduros na primeira e o desafio de incentivar os colhedores de pegar somente os frutos maduros já que eles ganham por peso colhido no dia.

 

Após a colheita

Após a colheita o próximo passo é a seleção dos frutos, evitando que passe os frutos verdes ou passados. No Brasil isto é feito através de tanques de flutuação, onde os frutos maduros afundam. Eles são bombeados para a sessão principal e os frutos verdes e passados flutuam e são enviados para um processamento separado.

 

Nosso próximo tema será sobre: A FRUTA E A SEMENTE DO CAFÉ... Aguarde!

 

Cristian Soares Figueiredo

Cristian Soares Figueiredo é CEO e fundador da rede de franquia Mr. Black Café e está neste mercado desde 2006, acumulando muito conhecimento para ser compartilhado com os franqueados.


 

Faça parte da Rede de Franqueados Mr Black Café, nossas Franquias não param de crescer. Clique aqui e saiba como.

 

Visite uma Mr. Black Café mais próxima de você e viva essa experiência! Conheça Nossas lojas