O tamanho do fruto do café varia de acordo com a variedade da árvore e se parecem muito com o tamanho de uma uva pequena. A maior parte do volume da fruta vem das sementes que estão bem no meio.
Todos os frutos começam a aparecer na árvore na cor verde e ao longo do seu desenvolvimento vai mudando de cor até ficar maduro. Quando maduro, algumas árvores dão frutos vermelhos, outras amarelos e outras laranja.
O fruto estar maduro tem ligação direta com a quantidade de açúcar presente e que é importantíssimo para um café delicioso. Quanto mais açúcar no fruto mais delicioso é o café. No processo o ideal é que todos os frutos estejam maduros, frutos que tenham passado do ponto irão desenvolver um sabor ruim na bebida.
A semente
A semente do café ou o grão do café, é feito de diversas camadas, sendo que a maioria serão retiradas durante o processamento, deixando somente o grão que moeremos e utilizaremos. O grão tem uma camada protetora chamada de pergaminho e por cima dela tem outra camada que chamamos de mucilagem.
A grande maioria dos frutos de café tem no seu interior duas sementes que ficam uma de frente para a outra. Ocasionalmente, encontramos somente uma semente dentro do fruto e estes são conhecidos como peaberries ou moca. Estes grãos são normalmente separados e torrados separadamente dos demais pois tem um sabor específico e são utilizados para fazer lotes especiais deste tipo de grão.
A fruta e a Semente do Café, interessante não é mesmo? Agora se quiser conhecer mais sobre a cadeia produtiva da sua bebida favorita, se liga no nosso próximo post…
Próximo tema será sobre: A TORRA DO CAFÉ… Aguarde!
Cristian Soares Figueiredo
Cristian Soares Figueiredo é CEO e fundador da rede de franquia Mr. Black Café e está neste mercado desde 2006, acumulando muito conhecimento para ser compartilhado com os franqueados.