5 passos para escolher uma franquia

5 passos para escolher uma franquia

Franquia

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A decisão de ter uma franquia acontece por vários motivos, dentre elas:

  • a necessidade de empreender pelo desligamento de um emprego;
  • oportunidade de investimento para complementar renda;
  • ou a auto satisfação profissional através do próprio negócio.

A partir desta decisão, o candidato se depara com milhares de marcas no mercado e cada uma com um ramo de atividade diferente como:

  • franquias de trabalho em home office;
  • franquias de e-commerce;
  • serviços;
  • e comércio.

 

Primeiro passo

Em primeiro lugar, responda a seguinte pergunta: Qual ramo de atividade devo escolher para me tornar franqueado?

Tome essa decisão levando em consideração aspectos como:

  • valor médio de investimento;
  • retorno esperado;
  • suporte recebido;
  • e o mais importante, identificação com o ramo de atividade escolhido, se ver fazendo aquelas tarefas todos os dias, gostar daquele ambiente e ter afinidade.

Nada adianta ter uma franquia que lhe apresente ótimos números de lucratividade e retorno do investimento, se aquele ramo não for algo que encha os seus olhos todos os dias.

Além disso, com o passar do tempo, aquele trabalho na franquia não se tornará prazeroso e poderá se tornar uma insatisfação, caindo a produção da unidade, reduzindo lucros e acabar fechando a franquia, representando um prejuízo para o franqueado e para a marca franqueadora.

 

Segundo Passo

Em segundo lugar, busque marcas dentro do ramo escolhido em que você se identifique com as propostas de valores.

Em outras palavras, o que seria esta proposta de valor?

  • A percepção que você tem da marca;
  • das cores;
  • do ambiente da loja;
  • da forma em que a franquia atende aos seus clientes;
  • os produtos oferecidos;
  • e o mais importante: quando entrar em contato com a marca para negociar a franquia, você deve sentir empatia com as pessoas.

No entanto, durante o processo de contato com a franqueadora para buscar mais informações sobre a franquia você sempre estará em contato com alguém da expansão e posteriormente ficará em contato com algum membro da diretoria.

Neste momento, a empatia é muito importante pois serão com estas pessoas que você estará em contato durante muitos anos e ter confiança nelas é de extrema importância.

 

Terceiro passo

Em terceiro lugar, consiste na análise dos diferenciais competitivos desta franquia. Um dos diferenciais que as pessoas mais buscam são os números referente a lucratividade. Peça informações como margem de lucro por categoria de produto e a margem de lucro média mensal de uma unidade.

Assim sendo, descubra qual categoria de produto tem a maior representatividade nas vendas da franquia, esta categoria deverá ser a de maior margem de lucro.

Outro ponto a ser analisado é o custo de implantação desta franquia em relação a franquias do mesmo ramo, algumas redes são mais preocupadas em reduzir os custos do que outras. Portanto, quanto menor o custo para se ter a mesma solução menor será o tempo para ter o retorno do investimento.

Você também deve avaliar o mix de produtos disponível para comercialização e a qualidade, com o propósito de comparar este mix com os principais concorrentes e veja se a qualidade é superior, te dando mais facilidade para ganhar a clientela no mercado.

 

Quarto passo

Em quarto lugar, a análise documental da franquia. Isto é, peça a COF, leia atentamente todos os itens e faça o mesmo com a minuta do contrato de franquia.

Logo após, anote todas as dúvidas e agende uma reunião para esclarece-las. Aproveite e ligue para alguns franqueados para saber como é a operação com a franqueadora no dia a dia.

Muitas pessoas não fazem essa parte com o cuidado necessário e após assinatura do contrato se deparam com alguma cláusula contratual que não esperavam, ou mesmo não tem conhecimento das regras do jogo, entrando em conflito com a franqueadora desnecessariamente.

 

Quinto passo

Em quinto lugar, a assinatura do contrato de franquia. Sem dúvida, este é um passo que deve ser comemorado, pois você passou por todo um caminho de sonho, análise e agora realização.

Todavia, um executivo de expansão da franqueadora deve te ajudar a passar por todo o processo e te dar todas as informações necessárias para sua tomada de decisão.

A decisão é sempre do candidato a franquia e o executivo nunca poderá forçar a barra, se este for o caso, desconfie.

Por fim, o fechamento do contrato de franquia é um momento de felicidade para os dois lados, para o novo franqueado é a realização de um sonho e para o franqueador é a confirmação do sucesso e valorização do seu negócio no mercado.

Cristian Soares Figueiredo
Agosto 2020

Cristian Soares Figueiredo é CEO e fundador da rede de franquia Mr. Black Café e está neste mercado desde 2006, acumulando muito conhecimento para ser compartilhado com os franqueados.


 

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