5 passos para escolher uma franquia

5 passos para escolher uma franquia

Franquia

cafeteria mr black cafe

A decisão de ter uma franquia acontece por vários motivos, dentre elas a necessidade de empreender pelo desligamento de um emprego, oportunidade de investimento para complementar renda ou a auto satisfação profissional através do próprio negócio.

A partir desta decisão o candidato se depara com milhares de marcas no mercado e cada uma com um ramo de atividade diferente como franquias de trabalho em home office, franquias de e-commerce, serviços e comércio.

 

Primeiro passo

O primeiro passo que o candidato deve tomar é responder a seguinte pergunta: qual ramo de atividade devo escolher para me tornar franqueado?

Esta decisão deve ser tomada levando em consideração aspectos como valor médio de investimento, retorno esperado, suporte recebido e o mais importante, identificação com o ramo de atividade escolhido.

Este é o ponto mais importante, se identificar com o ramo de atividade, se ver fazendo aquelas tarefas todos os dias, gostar daquele ambiente e ter afinidade.

Nada adianta você ter uma franquia que lhe apresente ótimos números de lucratividade e retorno do investimento se aquele ramo não for algo que encha os seus olhos todos os dias.

Com o passar do tempo, aquele trabalho na franquia não se tornará prazeroso e poderá se tornar uma insatisfação, caindo a produção da unidade, reduzindo lucros e acabar fechando a franquia, representando um prejuízo para o franqueado e para a marca franqueadora.

 

Segundo Passo

O segundo passo na escolha da sua franquia é buscar marcas dentro do ramo escolhido em que você se identifique com as propostas de valores. E o que seria esta proposta de valor? Seria a percepção que você tem da marca, das cores, do ambiente da loja, da forma em que a franquia atende aos seus clientes, os produtos oferecidos e o mais importante, quando entrar em contato com a marca para negociar a franquia você deve sentir empatia com as pessoas.

Durante o processo de contato com a franqueadora para buscar mais informações sobre a franquia você sempre estará em contato com alguém da expansão e posteriormente ficará em contato com algum membro da diretoria. Neste momento a empatia é muito importante pois serão com estas pessoas que você estará em contato durante muitos anos e ter confiança nelas é de extrema importância.

 

Terceiro passo

O terceiro passo consiste na análise dos diferenciais competitivos desta franquia. Um dos diferenciais que as pessoas mais buscam são os números referente a lucratividade, peça informações como margem de lucro por categoria de produto e a margem de lucro média mensal de uma unidade.

Tente saber qual categoria de produto tem a maior representatividade nas vendas da franquia, esta categoria deverá ser a de maior margem de lucro.

Outro ponto a ser analisado é o custo de implantação desta franquia em relação a franquias do mesmo ramo, algumas redes são mais preocupadas em reduzir os custos do que outras. Quanto menor o custo para se ter a mesma solução menor será o tempo para ter o retorno do investimento.

Você também deve avaliar o mix de produtos disponível para comercialização e a qualidade. Compare este mix com os principais concorrentes e veja se a qualidade é superior, te dando mais facilidade para ganhar a clientela no mercado.

 

Quarto passo

O quarto passo é a analise documental da franquia. Peça a COF e leia atentamente todos os itens, faça o mesmo com a minuta do contrato de franquia.

Anote todas as dúvidas e agende uma reunião para esclarece-las. Aproveite e ligue para alguns franqueados para saber como é a operação com a franqueadora no dia a dia.

Muitas pessoas não fazem essa parte com o cuidado necessário e após assinatura do contrato se deparam com alguma cláusula contratual que não esperavam, ou mesmo não tem conhecimento das regras do jogo, entrando em conflito com a franqueadora desnecessariamente.

 

Quinto passo

O quinto passo é a assinatura do contrato de franquia. Este é um passo que deve ser comemorado pois você passou por todo um caminho de sonho, análise e agora realização.

Um executivo de expansão da franqueadora deve te ajudar a passar por todo o processo e te dar todas as informações necessárias para sua tomada de decisão. A decisão é sempre do candidato a franquia e o executivo nunca poderá forçar a barra, se este for o caso, desconfie.

O fechamento do contrato de franquia é um momento de felicidade para os dois lados, para o novo franqueado é a realização de um sonho e para o franqueador é a confirmação do sucesso e valorização do seu negócio no mercado.

Cristian Soares Figueiredo
Agosto 2020

Cristian Soares Figueiredo é CEO e fundador da rede de franquia Mr. Black Café e está neste mercado desde 2006, acumulando muito conhecimento para ser compartilhado com os franqueados.


 

Faça parte da Rede de Franqueados Mr Black Café, nossas Franquias não param de crescer. Clique aqui e saiba como.

 

Visite uma Mr. Black Café mais próxima de você e viva essa experiência! Conheça Nossas lojas