O café e sua história

O café e sua história

A origem do café

o cafe e sua historia pela mr black cafe

O café é uma planta que foi descoberta no continente africano, na região da Etiópia e sabe-se que foi lá onde também surgiu o nome de origem.

Conforme pesquisas, um pequeno pastor começou a perceber que suas cabras ficavam animadas. E até acordadas durante a noite quando comiam folhas e frutos do cafeeiro. Assim, o pastor percebeu que a planta teria propriedades que fizeram então investigar maneiras de usá-la na alimentação.

Aliás, antes de ter a forma e aplicação que conhecemos o café já foi comida, remédio e até vinho.

Entretanto, sabe-se que chegou primeiro à Arábia no Século XIII, depois à Turquia durante o Século XVI e consequentemente alcançou a Itália no começo do Século XVII. Devido a essa expansão surgiram casas de cafés por toda a Europa. E por causa disso as pessoas passaram a se encontrar ali, tanto para discussões sérias quanto para conversas descontraídas, o que perdura até hoje.

A bebida veio para a América na segunda metade do séc. XVII. Contudo, no Brasil, desembarcou primeiro na cidade de Belém, no Pará, ainda em 1727 e assim foi para os estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

 

Os modos de preparo do café

Café Espresso

Em um verdadeiro Espresso os grãos torrados e moídos devem primordialmente permanecer em contato com água filtrada por 20 a 30 segundos. Após esse período ele poderá ser apreciado e, consequentemente como prova de sua qualidade, uma sensação prazerosa perdurará na boca por aproximadamente 10 minutos restando. Ao final, vestígios da “Crema do café” nas laterais da xícara.

Café Especial

Esse é um tipo muito apreciado pelos consumidores e bastante procurado pelos clientes da Mr. Black Café.

Nosso Café Especial é produzido sob os mais rigorosos padrões globais de qualidade. Assim como os grãos, vêm de origens determinadas e são, a propósito desenvolvidos sob condições sustentáveis, o que possibilita apreciar ao máximo as características de cada região.

 

Café Coado / Filtrado

O que temos o costume de beber em casa tem grande importância em nossa cultura e acreditamos ser fundamental mantê-lo no mix de produtos.

O Filtrado ou Coado é o procedimento de preparo mais conhecido no Brasil. O diferencial de beber um Filtrado em uma de nossas lojas é que utilizamos grãos de altíssima qualidade, com ponto de torra e moagem ideais para este método de preparo. Dessa forma tornando a experiência do cliente verdadeiramente única.

Café com Leite

Um produto muito utilizado nos preparos das mais deliciosas receitas da Mr. Black Café. Em resumo, utilizamos de três maneiras diferentes no dia a dia: o leite quente, o leite vaporizado e o leite gelado.

O leite quente é utilizado em bebidas que "não necessitam" ser acrescidas de cremosidade, como o cappuccino em pó ou caso o cliente peça a bebida sem crema do leite. Assim sendo, o leite é aquecido abaixo do ponto de ebulição através da injeção de vapor de água na máquina de Espresso. O leite não fica aerado e o volume é quase inalterado.

As bebidas que "necessitam" de cremosidade, como cappuccinos, lattes, macchiatos, etc, utiliza-se o leite vaporizado. Dessa forma, o preparo do leite tanto é aquecido como aerado ao injetar vapor de água quente em sua superfície. Isto cria uma micro espuma com pequenas bolhas de ar, dando uma consistência ideal de um creme.

O leite gelado será utilizado para bebidas de mesma temperatura.

Bebidas Geladas com café

São um grande atrativo nas cafeterias. Além de serem deliciosas, as bebidas geladas a base de café tornam-se uma opção para os clientes em dias de calor intenso, além de serem muito consumidas pelo público mais jovem.

 

Dicas de armazenamento do café

O café deve ser guardado em local seco, fresco e ao abrigo da luz para que se garanta a integridade do corpo, da acidez e do cheiro da bebida.

New Ploc Off é ideal para embalar produtos alimentícios secos como cafés especiais

Não coloque-o perto de temperos e produtos de limpeza, pois a proximidade com eles interferirá nos aromas da bebida.

Pequenos potes escuros constituem o melhor local para armazenar seu pó de café em casa, porém caso não tenha um pote ou recipiente adequado, a própria embalagem pode ser usada, desde que seja bem fechada.

 

Inovação

Em maio de 2019, uma lata especialmente desenvolvida, foi premiada de acordo com a World Packing Organisation (WPO). Como resultado, é a primeira com uma válvula desgaseificadora, que preserva o café, controla o aroma e elimina o gás carbônico gerado pelo processo de torra.

Testes em laboratório confirmaram que a vedação do sistema é 30 vezes mais eficiente que outros sistemas encontrados no mercado.

Você já pode encontrá-la nas lojas Mr. Black Café, contendo nosso café especial High Gardens Cerrado Mineiro (foto).

Em breve, também teremos neste mesmo padrão de lata, os cultivados nas regiões das Matas de Minas e Sul de Minas, que hoje podem ser encontrados à venda em pacotes de 250 gramas, na embalagem tradicional com válvula de escape.

Nossa empresa

O Coffe Hunter – especialista que percorre o local da produção atrás dos melhores grãos – trabalha sempre em busca do melhor café não apenas degustando e selecionando, como também classificando-os para trazer o que há de melhor a sua mesa.

A Mr. Black Café só utiliza grãos selecionados acima de 84 pontos da escala SCASpecialty Coffee Association – e são preparados em nossas lojas por baristas treinados de acordo com os padrões internacionais.

 

Visite uma Mr. Black Café mais próxima de você e viva essa experiência! Clique e conheça Nossas lojas