7 passos de sucesso para abrir uma cafeteria

7 passos de sucesso para abrir uma cafeteria

Cafeteria

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Abrir uma cafeteria é o sonho de muitas pessoas ao redor do mundo. Cafeterias são lugares charmosos e com ambiente intimista, tornando-se reduto da comunidade local e ponto de referência na região.

Mas abrir um novo negócio não é fácil, principalmente no ramo de food service, onde alguns pontos de atenção são necessários e que podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Grande parte das empresas fracassam por falta de conhecimento do mercado e por falta de planejamento. Consideramos que para abrir uma cafeteria temos que seguir 7 grandes passos.

Primeiro passo

Em primeiro lugar, encontre a localização perfeita para sua cafeteria. A escolha correta representa 80% da possibilidade de sucesso do seu novo empreendimento e consideramos o passo mais importante, ou seja, ter assessoria de uma franquia como a Mr. Black Café para auxiliar neste processo.

Nossa expertise acumulada na escolha de dezenas de outros pontos comerciais e o acesso a ferramentas de geolocalização auxiliam na análise da escolha do ponto comercial e isso faz toda a diferença.

Segundo passo

Em segundo lugar, desenvolva um layout que priorize agilidade no serviço laboral e no dimensionamento correto do espaço para os clientes. Portanto, um layout eficiente reduz a força de trabalho e fará você ganhar muito em redução no custo de mão de obra e tempo de atendimento ao cliente.

Mais uma vez este é um aspecto em que conhecimento acumulado de uma franquia faz toda a diferença e aqui no Mr. Black Café eu sou sempre o responsável por desenvolver o layout de cada loja junto com nossa equipe de arquitetura.

 

Terceiro passo

Em terceiro lugar, escolha os produtos comercializados na cafeteria. Isto é, a escolha dos produtos leva em consideração, o público em que a cafeteria quer atingir e que tipo de consumo se dará na loja, como por exemplo os horários que provavelmente a cafeteria terá maior movimento.

Nesse sentido, se for uma cafeteria que tenha muito fluxo de café da manhã, temos que nos preocupar com produtos que atendam esta demanda e assim por diante.

Uma franquia te auxilia neste processo, pois já conhece o perfil do cliente e consegue se diferenciar com produtos exclusivos, como é o caso da franquia Mr. Black Café que tem sua própria indústria de doces e salgados.

 

Quarto passo

Em quarto lugar, a escolha dos equipamentos corretos para sua cafeteria. Este passo depende do terceiro passo pois de acordo com a determinação de certos produtos será necessário a compra de certos equipamentos e avaliar a quantidade necessária.

A franquia Mr. Black Café te auxilia neste passo tendo acesso a equipamentos de alta tecnologia e negociação centralizada com os fornecedores reduzindo o custo de aquisição em até 20%.

 

Quinto passo

Em quinto lugar, treine seus funcionários para o máximo em eficiência. Sem dúvida, um bom treinamento e conhecimento da forma correta de preparo são essenciais para redução do tempo de preparo de cada bebida ou alimento, poderá elevar a produtividade da equipe em até 30%.

Aumento de produtividade está, por consequência, totalmente relacionado a redução de custos de mão de obra, aumentando a lucratividade da sua cafeteria.

A franquia Mr. Black Café tem planos de treinamento já desenvolvidos e testados, te dando desde o início de sua operação esta grande vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

 

Sexto passo

Em sexto lugar, o desenvolvimento da cultura empresarial, onde temos algumas premissas desenvolvidas e que não devem ser quebradas para não descaracterizar a essência da marca com o cliente.

Uma cultura empresarial bem definida dá o norte para toda a equipe, desde como:

  • se portar frente a desafios no atendimento ao cliente;
  • desenvolvimento de novos produtos de serviços;
  • projetos arquitetônicos que transmitam a essência da marca;
  • e a geração de experiência ao cliente.

Um dos pilares da cultura da franquia Mr. Black Café é a centralização dos nossos esforços na satisfação total do cliente através de produtos de alta qualidade, atendimento diferenciado e ambientes com projetos arquitetônicos modernos e aconchegantes.

 

Sétimo passo

E por último, e o mais importante, pegue todos os passos anteriores e desenvolva um plano de negócios que simule a realidade, dando parâmetros como:

  • custo de aquisição de equipamentos;
  • obra de adequação do ponto comercial;
  • quantidade de funcionários necessários;
  • custo fixo;
  • custo da mercadoria;
  • projeção de vendas;
  • e estimativa de lucratividade.

Este plano de negócios vai responder:

  1. se a sua operação é viável no papel;
  2. em qual prazo você terá o retorno do investimento;
  3. e outras variáveis de acordo com ao menos três cenários, como:
    • faturamento abaixo do esperado;
    • faturamento médio;
    • e faturamento acima do esperado.

Em outras palavras, aqui temos um macro panorama para abertura de um cafeteria, em cada um desses passos temos diversas tarefas que devem ser executadas da forma correta para reduzir o tempo de implantação e reduzir custos.

Desse modo, o auxílio de uma franquia traz mais agilidade e ganho de tempo, cortando muitos caminhos que você deveria traçar para chegar ao mesmo objetivo.

Em resumo, adquirir uma franquia custa bem mais barato do que tentar sozinho, os custos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços para se chegar ao mesmo patamar normalmente levam anos e demandam muito investimento.

Cristian Soares Figueiredo
Agosto 2020

Cristian Soares Figueiredo é CEO e fundador da rede de franquia Mr. Black Café e está neste mercado desde 2006, acumulando muito conhecimento para ser compartilhado com os franqueados.


 

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