Cafés especiais: paixão mundial

Cafés especiais: paixão mundial

Saiba tudo sobre o produto e os mercados mundial e brasileiro de produção da bebida!

Os apaixonados por café certamente já se depararam com o termo “café especial”. Ok, qualquer pessoa com paladar mais apurado consegue sentir certa diferença no produto. Mas o que de fato destaca a bebida?

Será apenas o preço? É uma diferenciação atribuída por estratégias de marketing? Ou há algo realmente especial nesse produto que promete uma experiência sensorial única, além de momentos especiais de degustação.

Neste artigo, nós respondemos a essas perguntas e, além disso, trazemos breves panoramas acerca dos cafés especiais no Brasil e no mundo. Portanto, os apaixonados por café podem deliciá-lo à vontade ao longo da leitura, com as xícaras já preparadas. Vamos lá? 

 

O que faz um café ser especial?

Segundo a Euromonitor International, o brasileiro consumiu 826 xícaras de café em 2020. Isso corresponde a 2 xícaras de café por dia e à apreciação feita em ambientes domésticos e cafeterias.  Os dados revelam duas coisas: 1) a paixão nacional pelo café e 2) a frequência gigantesca de consumo.

Entretanto, a pergunta que fica é: que tipo de café o brasileiro tem consumido? Isso porque há uma produção em larga escala, geralmente industrial e com pouca seleção e tratamento adequado dos grãos. E há a produção dos cafés especiais.

Mas, no fim das contas, o que confere o título de nobreza ao nosso amado cafezinho? Inicialmente, a resposta é simples: produção sofisticada e cuidadosa. Mas isso envolve meticulosidade em todas as etapas de produção.

Ou seja, a produção dos cafés especiais começa nas fazendas, com o cultivo cuidadoso e responsável dos frutos. O processo de colheita também é mais apurado, pois há seleção minuciosa de grãos. Além disso, o armazenamento, a torra, o preparo, enfim, tudo é pensado para que a melhor experiência do consumidor final.

O resultado é inegável: os cafés especiais são muito mais saborosos que os demais. E os consumidores já estão de olho nisso. Quer ver?

 

Cafés especiais no mundo

Nos últimos anos, tem havido um movimento de consumo peculiar no mercado de cafés e cafeterias. Isso porque os Coffe Lovers têm tomado as ruas, cafeterias e redes. Esse público em especial preza pela boa experiência gastronômica na degustação de cafés especiais.

É isso mesmo. Nada de grãos cultivados aos montes, colhidos da mesma forma, torrados em máquinas gigantes sem rigoroso controle de qualidade. Os Coffe Lovers estão por todo o mundo e têm paladar extremamente aguçado. Isso influencia em muito o crescimento do mercado de cafés especiais.

Há tempos o mercado internacional está de olho na qualidade do café que consome. E alguns países se destacam pelo potencial refinado de produção dos grãos. Isso leva em conta variáveis climáticas, geográficas e, claro, cultura de produção.

Colômbia, Índia, Panamá, Indonésia, Etiópia. Todos esses países são conhecidos mundialmente como produtores de cafés especiais de excelência. Mas, na contramão disso, também há produção em larga escala, que não agrada aos Coffe Lovers. Vale destacar que, junto às nações citadas acima, está o Brasil!

 

Cafés especiais no Brasil

O Brasil, que cultiva os grãos há centenas de anos, é um dos maiores produtores de cafés do mundo. Nós somos responsáveis por ⅓ da produção mundial de cafés especiais. Um título e tanto, não é? Entendendo o café espresso

Com destaque para o cultivo e processamento dos grãos em estados como Bahia, Espirito Santo, São Paulo e Minas Gerais, nosso café especial chegou a ser muito bem avaliado pela Specialty Coffee Association (SCA). Foram 95 pontos na classificação Cup Of Excellence.

E sabe qual estado brasileiro se destaca mais na produção de cafés especiais? Minas Gerais! As fazendas cafeeiras mineiras são responsáveis por mais de 70% das composições dos melhores cafés do mundo.

Nós, brasileiros, somos campeões na produção de cafés especiais. E também somos apaixonados pela bebida. Então por que não unir o útil ao agradável?

 

Já imaginou trabalhar com cafés especiais?

Se amamos tanto café, também trabalhamos muito bem com ele. É o que indica a maioria dos estudos sobre o mercado brasileiro de cafés e cafeterias. Só em 2020, esse setor movimentou R$ 27 bilhões!

Um segmento que tem brilhado aos olhos dos investidores é o de franchising. O setor corresponde a aquele em que os empreendedores investem em franquias cujas marcas já estão estabelecidas no mercado e podem auxiliá-los em todas as etapas de implantação do negócio.

Nesse contexto, o Mr Black Café, franquia de cafeterias que cultiva cafés especiais nas fazendas de Minas Gerais, tem ganhado cada vez mais espaço e clientes apaixonados. Portanto, os empreendedores devem considerar o investimento.

Com unidades em vários estados brasileiros, o Mr Black Coffe já tem mais de 15 anos de consolidação. Já imaginou? Investir em uma franquia cujos produtos são conhecidos pela qualidade em um dos mercados que mais cresce no Brasil?

Fica então o convite: conheça o Mr Black Café!